Há quem precise de uma, mas também há quem não saiba viver com ela. A rotina, caracterizada pelo ciclo de tarefas, pode se tornar um fator que aumenta os níveis de estresse e ansiedade. Isso se dá não apenas pela repetição de afazeres, mas, principalmente, pela execução de coisas que não são percebidas como positivas para o seu bem-estar. Descubra uma possibilidade de reduzir o estresse da rotina seguindo três passos.
Primeiro passo: encontre um tempo para você
Antes mesmo de buscar alternativas para reduzir a carga de estresse e aumentar a qualidade de vida é preciso reservar um espaço na sua agenda só para você. Mais que um plano, ou desejo, esse tempo deve ser respeitado e fazer parte da sua rotina.
Busque um horário longe das suas atribuições profissionais e familiares. Assim, não há riscos de esse compromisso interferir nos demais.
Segundo passo: escolha uma atividade ou várias delas
Existe uma série de atividades e técnicas que promovem o relaxamento, no entanto o American Institute of Stress reforça que o mais importante é encontrar aquilo que funcione de acordo com o perfil de cada pessoa. Enquanto alguns buscam o silêncio de uma sala de meditação, outros encontram sua paz numa sala agitada de spinning.
Veja a seguir uma lista das atividades mais associadas à redução do estresse.
- Exercícios físicos aeróbicos
Uma bela corrida, uma pedalada, uma série hit são ótimas maneiras de praticar exercício, estimular o trabalho cardiovascular e aliviar a tensão.
- Atividades relaxantes
Posturas e técnicas respiratórias da Ioga e do Tai Chi podem ajudar no tônus muscular enquanto esvazia a mente dos problemas.
- Técnicas de atenção plena
A meditação oferece um fortalecimento das suas respostas emocionais ao estresse.
- Redução do estresse
Busque repensar suas relações e atividades sociais visando à redução dos fatores que estimulam o estresse crônico.
- Busca por ajuda e conversa com profissionais
Existem diversos especialistas que podem auxiliar na sua busca pelo equilíbrio. O mais importante é conversar com o seu médico e alinhar as suas necessidades e expectativas.
Terceiro passo: siga à risca!
A sua carga de estresse pode impactar o desempenho de todas as suas tarefas e mais: fazer que você não aproveite todos os momentos que a vida lhe oferece. Por isso é fundamental seguir e respeitar a agenda da sua atividade de descompressão. Ela é seu compromisso com a sua felicidade.
Fontes
Korte, S. M., Koolhaas, J. M., Wingfieldm J. C., McEwen, B. S. (2005). The Darwinian concept of stress: Benefits of allostasis and costs of allostatic load and the trade-offs in health and disease. Neuroskience & Biobehavioral Reviews, 29(1): 3-38. doi:10.1016/j. neubiorev.2004.08.009.
https://www.healthline.com/health/emotional-symptoms-of-stress#stress-management. Acesso em: 13 out. 2020.